Você sabe como funciona a tabela FIPE?

Você sabe como funciona a tabela FIPE?

4 agosto 2021
Você sabe como funciona a tabela FIPE

Se você está à procura do seu primeiro carro, ou ainda, se você já tem um carro que está planejando trocar, provavelmente já deve ter ouvido falar no termo tabela FIPE, não é mesmo? Mas você sabe o que é a tabela FIPE? E como ela funciona na prática? 

Para esclarecer as principais dúvidas, preparamos um conteúdo com as principais informações a respeito desse assunto. Confira!

 

O que é a tabela FIPE? 

A tabela FIPE foi criada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e é utilizada como fonte de consulta relativa aos preços médios dos veículos presentes no mercado. 

O índice de valores dos veículos apresentado nessa tabela, serve como referência para o mercado. Lojistas, vendedores e comerciantes costumam se consultar para ter um parâmetro do pelo dos veículos atualizados. 

Além disso, o índice da tabela FIPE também serve como referência para a base de cálculo de seguros e de pagamento de tributo, como o IPVA, por exemplo.  

 

Como funciona a tabela FIPE?

Uma dúvida bastante frequente, quando o assunto é a tabela, é justamente esta: Como funciona a tabela FIPE?

Para chegar no valor médio dos veículos, os pesquisadores do Instituto responsável pelo desenvolvimento da tabela (Instituto de Pesquisas Econômicas), fazem um levantamento considerando os preços mais altos e mais baixos aplicados para cada veículo no mercado. 

Com base nessas informações, os pesquisadores descartam os valores de veículos que estão muito altos ou muito baixos e, com isso, chegam no valor médio do veículo, que será aplicado na tabela. Para que o índice esteja mais próximo da realidade do mercado, a tabela é atualizada mensalmente.   

Para realizar a consulta por meio da Tabela FIPE, é necessário entrar no site da Instituição, e incluir informações sobre o veículo como marca, modelo e ano. 

  

A tabela FIPE pode impactar no valor do veículo? 

Como mencionamos anteriormente aqui no artigo, a tabela FIPE é um índice que serve apenas como fonte de referência. Pois mesmo com levantamento feito pelos pesquisadores mensalmente, a tabela nem sempre representa a realidade do mercado. 

Isso porque existem diversos fatores que podem influenciar no valor do carro, que não são levados em conta na hora de fazer o levantamento e, na prática, podem fazer com que o valor de compra seja mais alto ou mais baixo. Alguns exemplos de fatores de correção no preço do veículo são: 

  • Estado de conservação do veículo;
  • Quilometragem;
  • Adicionais e acessórios presentes no carro; 
  • Localização onde vai ser feita a compra do veículo; 
  • Reajuste nos impostos, como o ICMS, entre outros fatores;

Nesse sentido, é importante enfatizar que nenhuma loja, ou vendedor tem por obrigação aplicar o valor presente na tabela FIPE. Sendo de inteira responsabilidade de quem está vendendo, levar em conta os fatores necessários para cobrar o valor mais justo pelo veículo.   

 

Dicas para fazer a melhor compra?

Antes mesmo de comprar um veículo, é importante você levar em conta alguns pontos, que farão toda a diferença: 

1- Entenda qual a sua realidade financeira: O primeiro passo antes de comprar um veículo, é fazer um bom planejamento, para que você consiga comprar um veículo que esteja dentro do seu orçamento; 

2- Defina qual veículo atende melhor suas necessidades: Depois de colocar as finanças em ordem, é hora de decidir qual tipo de veículo irá atender melhor suas necessidades. Durante este processo, leve em conta qual será a finalidade de uso do veículo, trabalho, viagens, passeios, entre outros.  

3- Procure uma concessionária de confiança: Para que sua compra seja feita de forma segura, é fundamental procurar uma concessionária de confiança, com presença no mercado.    

 

Compre seu próximo carro com preços e condições exclusivas, aqui na Ford Brasauto!

Aqui na Ford Brasauto, você encontra os melhores veículos novos da Ford. Além de veículos seminovos de várias marcas com parcelas flexíveis e com garantia Brasauto.

Venha até uma de nossas lojas conhecer de perto os melhores veículos da região, ou entre em contato com nossa equipe. 

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.