Seu carro está tentando se comunicar com você!

Seu carro está tentando se comunicar com você!

13 outubro 2021
Seu carro está tentando se comunicar com você!

Sabia que seu carro se comunica com você? Pois é, é muito importante que o condutor esteja atento aos sinais que seu veículo dá quando algo não vai bem.  

Um ponto importante, é pelo menos de vez em quando, você dirigir com vidros abertos, som desligado e em locais com menos movimentos e menos trânsito. Assim será possível escutar aquele rangido de rolamento, estalos ou sons agudos emitidos pelo sistema de freios. Esses podem ser alertas de defeitos.

Neste artigo vamos mostrar como o condutor pode entender os sinais dados pelo veículo.

 

Você sabe o que significa as luzes acesas no painel?

Muitas pessoas não sabem o que as luzes de painel do carro querem dizer, até quando do nada alguma luz resolve acender. Quando as luzes acendem é uma forma de comunicação do veículo. 

Como  identificar o que as principais luzes querem comunicar?

Bateria- Esta luz acesa constante mostra que há alguma falha no sistema de bateria, como por exemplo, perda de tensão.

 

Pisca alerta- deve ser ativado quando houver algum problema no seu carro para avisar outros condutores e evitar acidentes.

 

Air Bag- Essa é a luz de advertência do airbag, se ela permanecer acesa pode haver algum problema com os airbags frontais do seu carro.

 

Alta temperatura- Temperatura do líquido de arrefecimento sinaliza que o motor do carro pode estar superaquecendo. Pode acender pela falta de água e falha nos sistemas de ventilação.

 

Pressão de óleo do motor- Se esta luz do painel permanecer ligada após a ignição recomendamos que você dirija-se ao mecânico mais próximo pois, ela indica que há pouco óleo ou algum problema na lubrificação do motor. Caso você continue rodando e o óleo acabe, o motor do seu automóvel pode fundir.

 

Injeção eletrônica- Pode indicar problemas de injeção eletrônica ou no controle de estabilidade do seu carro, que podem causar falhas na ignição.

 

A importância da manutenção preventiva

Quando você realiza manutenção preventiva você previne alguma falha ou quebra no equipamento. Levar o veículo frequentemente para uma revisão, evitará boa parte de intercorrências no seu carro. Alguns itens que o condutor sempre deve estar verificando para evitar maiores problemas são:

  • Óleo
  • Água
  • Pneus
  • Mangueiras
  • Freios
  • Alinhamento e balanceamento
  • Filtros de ar
  • Sistema de arrefecimento

A partir do momento que esses itens estão bem avaliados você tem menos riscos de contratempos. Já pensou se no meio de uma viagem acontece um pane no carro? Bem desagradável não é mesmo? Por isso, orientamos você manter o seu veículo sempre conferido para não ser pego de surpresa. 

Agende uma revisão

Se você precisa realizar uma revisão em seu veículo clique aqui que a gente pode te ajudar!

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.