Entenda como funciona a garantia do carro!

Entenda como funciona a garantia do carro!

13 maio 2021
Entenda como funciona a garantia do carro!

Você já se perguntou como funciona a garantia de um carro? Na hora da compra de um veículo, seja ele novo ou usado, assim como você, muitos consumidores ficam em dúvida a respeito de quais são seus direitos.

Para te ajudar a entender melhor a respeito deste assunto, no artigo de hoje, vamos falar sobre como funciona a garantia do carro e quais são as responsabilidades do comprador e do vendedor.

 

Quais são os tipos de garantias do veículo?

 

Quando falamos de garantia, é importante ressaltar que existem dois tipos, que possuem diferentes particularidades. Confira quais são: 

 

Garantia Legal:

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula alguns parâmetros no que diz respeito à garantia. Este tipo de garantia é obrigatória, e deve ser dado no ato da compra. 

No caso de bens não duráveis, a garantia exigida é de 30 dias. Já no caso de bens duráveis como, por exemplo, na compra de um veículo, o proprietário terá direito a uma garantia de 90 dias. 

 

Garantia contratual:

Além da garantia legal, existe também a garantia contratual. Este é um tipo de garantia que pode ou não ser oferecido pelo fabricante, ou seja, ela não é obrigatória. Justamente por isso, o período de garantia dado pode variar de acordo com o veículo e até com o fabricante. 

Outro ponto importante é que você não precisa optar por uma garantia ou outra na hora de comprar um veículo, isso porque o carro não perde a garantia legal, mesmo quando é oferecido a garantia contratual.   

 

Quando começa a contar a garantia? 

 

A garantia de um veículo começa a contar a partir da entrega do produto. Vale a pena ficar atento à data para não perder os prazos. 

 

Seminovos também tem garantia? 

 

Se você está à procura de um veículo seminovo ou usado, provavelmente deve estar se questionando: Mas será que ao comprar um carro usado ou seminovo, terei direito a garantia? 

Sim! Da mesma forma que os carros novos, os seminovos ou usados também possuem garantia. E os seminovos comprados em nossas concessionárias, possuem garantia Brasauto.  

 

O que a garantia do carro cobre? 

 

Outra dúvida que também é frequente acerca da garantia do veículo, é a respeito da cobertura.

Em ambos os casos, tanto na garantia legal quanto na garantia contratual estão cobertas todas as peças que apresentem falha de material, de fabricação ou problemas anteriores à venda. 

No entanto, na compra de carros novos, onde o fabricante oferece a garantia contratual, por se tratar de um benefício dado ao cliente, o fabricante pode limitar quais serão os itens cobertos pela garantia. Vale a pena se informar a respeito de quais são esses itens na hora da compra. 

 

Em quais situações é possível perder a garantia? 

 

Embora a garantia seja um direito do consumidor, é muito importante ficar atento, pois existem situações que podem fazer com que você perca a garantia do veículo: Veja alguns exemplos: 

Instalar acessórios fora da concessionária: Caso os acessórios instalados não estejam homologados pelo fabricante, dependendo das cláusulas do seu contrato de compra do veículo, você pode perder a garantia; 

Carro batido: Em alguns tipos de contratos, caso o motorista bata o carro e o carro não seja consertado dentro de um tempo especificado no contrato, é possível que o veículo perca alguns tipos de garantia, como o de corrosão da carroceria, por exemplo.

Não fazer revisões programadas: Há contratos de compra de veículo novo que determinam um período obrigatório para a realização de revisões programadas, caso não seja cumprido, o carro pode perder a garantia de fábrica.   

 

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