Entenda como funciona a garantia do carro!
Entenda como funciona a garantia do carro!
13 maio 2021
Você já se perguntou como funciona a garantia de um carro? Na hora da compra de um veículo, seja ele novo ou usado, assim como você, muitos consumidores ficam em dúvida a respeito de quais são seus direitos.
Para te ajudar a entender melhor a respeito deste assunto, no artigo de hoje, vamos falar sobre como funciona a garantia do carro e quais são as responsabilidades do comprador e do vendedor.
Quais são os tipos de garantias do veículo?
Quando falamos de garantia, é importante ressaltar que existem dois tipos, que possuem diferentes particularidades. Confira quais são:
Garantia Legal:
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula alguns parâmetros no que diz respeito à garantia. Este tipo de garantia é obrigatória, e deve ser dado no ato da compra.
No caso de bens não duráveis, a garantia exigida é de 30 dias. Já no caso de bens duráveis como, por exemplo, na compra de um veículo, o proprietário terá direito a uma garantia de 90 dias.
Garantia contratual:
Além da garantia legal, existe também a garantia contratual. Este é um tipo de garantia que pode ou não ser oferecido pelo fabricante, ou seja, ela não é obrigatória. Justamente por isso, o período de garantia dado pode variar de acordo com o veículo e até com o fabricante.
Outro ponto importante é que você não precisa optar por uma garantia ou outra na hora de comprar um veículo, isso porque o carro não perde a garantia legal, mesmo quando é oferecido a garantia contratual.
Quando começa a contar a garantia?
A garantia de um veículo começa a contar a partir da entrega do produto. Vale a pena ficar atento à data para não perder os prazos.
Seminovos também tem garantia?
Se você está à procura de um veículo seminovo ou usado, provavelmente deve estar se questionando: Mas será que ao comprar um carro usado ou seminovo, terei direito a garantia?
Sim! Da mesma forma que os carros novos, os seminovos ou usados também possuem garantia. E os seminovos comprados em nossas concessionárias, possuem garantia Brasauto.
O que a garantia do carro cobre?
Outra dúvida que também é frequente acerca da garantia do veículo, é a respeito da cobertura.
Em ambos os casos, tanto na garantia legal quanto na garantia contratual estão cobertas todas as peças que apresentem falha de material, de fabricação ou problemas anteriores à venda.
No entanto, na compra de carros novos, onde o fabricante oferece a garantia contratual, por se tratar de um benefício dado ao cliente, o fabricante pode limitar quais serão os itens cobertos pela garantia. Vale a pena se informar a respeito de quais são esses itens na hora da compra.
Em quais situações é possível perder a garantia?
Embora a garantia seja um direito do consumidor, é muito importante ficar atento, pois existem situações que podem fazer com que você perca a garantia do veículo: Veja alguns exemplos:
Instalar acessórios fora da concessionária: Caso os acessórios instalados não estejam homologados pelo fabricante, dependendo das cláusulas do seu contrato de compra do veículo, você pode perder a garantia;
Carro batido: Em alguns tipos de contratos, caso o motorista bata o carro e o carro não seja consertado dentro de um tempo especificado no contrato, é possível que o veículo perca alguns tipos de garantia, como o de corrosão da carroceria, por exemplo.
Não fazer revisões programadas: Há contratos de compra de veículo novo que determinam um período obrigatório para a realização de revisões programadas, caso não seja cumprido, o carro pode perder a garantia de fábrica.
Encontre os melhores veículos aqui na Ford Brasauto
Aqui na Ford Brasauto você encontra os melhores veículos novos e seminovos do mercado, todos eles com garantia e procedência. Entre em contato conosco, ou venha até uma de nossas unidades e encontre o veículo certo para você com melhores preços e condições.