Veja porque a regulagem de farol é essencial
Veja porque a regulagem de farol é essencial
25 janeiro 2023
A regulagem de farol é uma das manutenções mais importantes do automóvel. Por isso, é essencial que você verifique se o farol está iluminando bem a via, ou seja, de maneira adequada e se ele não ofusca a visão dos demais condutores. Por se tratar de um problema que prejudica a segurança do seu carro e daqueles ao redor, dirigir com faróis desregulados é uma infração grave de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 223. As consequências são muitas: desde pontos na carteira e uma multa de R$195,23, até retenção do veículo para regularização.
A regulagem de farol é um procedimento que evita surpresas desagradáveis. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro a agosto de 2018, foram aplicadas 2.295 multas por motivo de farol desregulado. Além disso, a regulagem incorreta dos faróis não ilumina adequadamente a rodovia e ainda causa ofuscamento e perda de visão momentânea ao condutor que transita do lado oposto da pista.
Como regular farol?
Você já entendeu porque é tão importante realizar a regulagem de farol corretamente. Saiba agora quais são os principais passos a considerar na hora de fazer a regulagem:
1) Pare o automóvel em um local plano. Se você deseja saber como regular farol, primeiramente procure estacionar o automóvel em um lugar plano, o mais indicado é que faça isso a noite para uma melhor visualização. Não se esqueça de estar com os pneus calibrados. Depois, marque a parede com as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito. Para um resultado efetivo, é necessário que os faróis tenham uma distância exata até o solo.
2) Veja a distância entre o carro e a parede. Fique atento em relação a essa distância, ela deve ser, no mínimo, de três metros. No entanto, o ideal é que seja de cinco metros, evitando possíveis incidentes. Outra marca deve ser feita com as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado. Ou seja, quanto mais longe, mais baixo, pensando na iluminação da estrada, por exemplo.
3) Use folhas de papel sulfite para te auxiliar. Para realizar o teste da regulagem de farol, será necessário utilizar duas folhas de papel sulfite. Faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e incline em 15 graus para cima do centro para a direita. Cole o papel no vértice da linha desenhada. Ainda utilizando as folhas sulfites, cole o papel no vértice da linha desenhada para que ele fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências adequadas para você regular o farol.
4) Acenda o farol baixo e localize os parafusos da regulagem de farol. Em cada farol, há dois parafusos. Um serve para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.
Quando fazer o alinhamento de farol?
O alinhamento de farol deve ser feito a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros. No entanto, se você observar que o farol está desregulado, o indicado é levar o automóvel a um mecânico da sua confiança. Além disso, alinhar faróis pode salvar a vida de outros motoristas.
Você também deve alinhar os faróis quando:
– Substituir a lâmpada do farol ou o farol;
– Fazer reparos no farol;
– Trocar ou arquear as molas da suspensão;
– Modificar a altura do automóvel.
Qual é a importância de uma boa bateria para os faróis e outros itens eletrônicos?
Você já sabe que a bateria automotiva armazena a energia sob forma química, não é verdade? Essa energia é transformada em energia elétrica quando o carro precisa. As baterias dão a partida no veículo e proporcionam a iluminação externa e interna para manter os sistemas eletrônicos ativos quando o automóvel estiver desligado.
Por isso, contar com uma boa bateria automotiva é ter a certeza que todos os seus componentes elétricos e eletrônicos funcionam. Ar-condicionado, porta-malas, desembaçadores de vidros, sistema com sensores de estacionamento, GPS, teto solar e etc, só serão utilizados adequadamente se você tiver uma boa bateria automotiva.
Viu como é feita a regulagem de farol e porque ela é essencial? Agora que você já sabe a importância desse procedimento, ficará atento aos sinais do automóvel e também a revisão veicular, não é mesmo?