Tire suas dúvidas a respeito de Air Bags

Tire suas dúvidas a respeito de Air Bags

12 fevereiro 2021
Tire suas dúvidas a respeito de Air Bags

Se antes os airbags eram considerados itens de luxo nos carros, hoje em dia eles são acessórios indispensáveis para a segurança dos motoristas e dos passageiros no veículo.

Mas você sabe como funcionam os airbags? E porque eles são tão importantes? Para te ajudar a ficar por dentro do assunto, neste artigo, vamos falar sobre o que são e como funcionam os airbags. Confira! 

 

O que são os airbags?

 

O airbag, ou bolsa de ar, como também pode ser conhecido, é um equipamento de segurança presente nos veículos. Ele serve para diminuir o impacto e reduzir danos físicos graves que podem ocorrer durante um acidente. 

Existem diferentes tipos de airbags, que podem estar presentes em diferentes partes do veículo, como na parte frontal e traseira, nas laterais, atrás do banco do motorista e do passageiro e até mesmo no forro de dentro da cabine do veículo (nesse caso chamado airbag cortina). 

Embora possam estar presentes em diferentes posições do carro, todos eles tem a função principal, de manter as pessoas protegidas dentro do veículo. 

 

Como eles funcionam na prática? 

 

Caso o veículo se envolva em uma batida ou acidente grave, os airbags do veículo serão acionados a fim de garantir que partes vitais do corpo como o rosto, a coluna e o peito fiquem protegidas. 

Da mesma forma, logo após executar a função de proteger as pessoas presentes no veículo, o airbag se esvazia gradualmente para prevenir que a pessoa não seja asfixiada pelo equipamento.  

 

Como são produzidos os Airbags? 

 

Um ponto bastante positivo é que ao longo dos anos, com o auxílio da tecnologia, esse equipamento vem sendo cada vez mais aprimorado, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao motorista e aos passageiros.   

Em geral, é utilizado na produção dos airbags, material de alta resistência como o Nylon, por exemplo. 

Além disso, são incluídos na parte interna da “bolsa de ar” um filamento que está em contato com uma pastilha de azida de sódio. Dessa maneira, quando disparada é liberada uma enorme quantidade de nitrogênio que permite inflar a bolsa em uma fração de segundos. 

Para que todo este processo seja acionado no momento correto do impacto do veículo, durante a produção é incluído no veículo um elaborado sistema de circuito integrado e acelerômetro que juntos formam um sensor de colisão. Esse sistema, permite identificar quando há uma desaceleração drástica no veículo, onde se faz necessário o acionamento do airbag. 

  

E quando os airbags não são acionados? 

 

O sistema do airbag é desenvolvido para que seja acionado apenas no momento correto, como mencionamos no tópico anterior. 

Na prática, isso significa que o airbag não será acionado em qualquer batida ou colisão, apenas quando ocorrer um risco iminente para os passageiros.  

 

Cinto de segurança e airbag: Maior eficiência

 

Ao longo dos anos, os estudos realizados para aprimorar os airbags comprovaram que o equipamento possui maior eficiência, quando os passageiros do veículo estão utilizando o cinto de segurança. 

Para que você tenha uma ideia,as pesquisas mostram que há uma redução de até 52% na gravidade dos ferimentos em acidentes, quando os ocupantes do carro estão com cinto de segurança e contam com airbags no veículo.  

 

Qual a importância desse equipamento? 

 

Como você pode acompanhar ao longo do nosso conteúdo, os airbags são itens fundamentais nos veículos, pois são capazes de salvar vidas. 

Nesse sentido, para garantir que você e outros ocupantes do carro se mantenham seguros, vale a pena investir em veículos que tenham este tipo de equipamento. 

Agora que você já conhece mais a respeito do assunto, continue acompanhando outras informações relevantes aqui em nosso blog. 

Deixe seu comentário