Saiba como funciona a CHN Digital!

Saiba como funciona a CHN Digital!

5 fevereiro 2021
Saiba como funciona a CHN Digital!

Você sabia que já é possível utilizar a CNH digital? Muitos motoristas ainda não sabem, mas este recurso já está disponível a algum tempo, e permite facilitar e muito o cotidiano das pessoas.  

Se você ainda não possui a versão digital da sua habilitação, no artigo de hoje, vamos mostrar como funciona a CNH digital e os passos para baixar o app. Confira! 

 

Mas afinal, o que é a CNH Digital? 

 

A CNH Digital é a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação. E assim como o documento impresso, ela possui o mesmo valor judicial. 

 É importante ressaltar que a obtenção da CNH na versão digital é opcional, isso quer dizer que você pode manter apenas a versão impressa do documento ou manter a versão digital.

O período de validade da CNH impressa ou digital são as mesmas, e você não precisa pagar nada a mais para ter a versão digital do seu documento.  

 

Facilidades do documento digital

 

Imagine que você precisou sair com pressa de casa e acabou esquecendo a sua CNH, o que fazer? Se você for parado por algum agente de trânsito sem documento, poderá ter problemas sérios. 

Ter a CNH sempre próximo de você é fundamental para evitar transtornos, principalmente se você for parado por algum guarda de trânsito ou policial. 

Mas com a correria do dia a dia é muito comum acabar esquecendo o documento. Para evitar este tipo de transtorno, hoje em dia é possível utilizar a versão digital da sua CNH. 

 

Fique atento a versão impressa da sua CNH 

 

Antes de começar o processo para baixar a versão digital do seu documento, é necessário verificar se a versão impressa da sua habilitação está atualizada. 

Isso porque, para que você consiga utilizar a versão digital, o seu documento digital precisa do QR code, que nada mais é do que um código de barras em formato quadrado. 

Em geral, os documentos emitidos após o ano de 2017 já possuem este código. Mas para verificar se o seu documento já possui ou não QR code, é bem simples! Basta tirar seu documento da “capinha” protetora, abri-lo e verificar na parte interna do documento. 

Caso seu documento impresso ainda não tenha o código, é necessário ir ao Detran mais próximo para atualizá-lo.

Passo a passo para obter a Carteira de Habilitação Digital 

 

Agora que você já conhece as principais informações e vantagens da DNH digital, veja como obter o seu documento de forma prática: 

 

1º Passo- Instalar o aplicativo: 

Acesse a loja de aplicativos do seu aparelho (IOS ou Android), e baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. 

Você também pode acessar o site da SEPRO e clicar na opção “disponível no Google Play” ou “disponível na App Store”, que você será direcionado para a loja de aplicativos do seu dispositivo e poderá instalar o app. 

 

2º Passo – Fazer o cadastro: 

Com o aplicativo já instalado, agora você deve fazer o seu cadastro, clicando na opção “Entrar com gov.br”. Na página seguinte, você deve incluir o seu CPF e a senha, que é a mesma utilizada em outros portais do Governo Federal. 

Caso você ainda não tenha uma conta, você deverá seguir as informações indicadas no sistema para criar sua conta. 

 

3º Passo: Baixar a CNH digital

Depois de fazer o login no aplicativo, clique na opção “habilitação” e posteriormente selecione a opção “toque para adicionar a CNH”. 

Caso você ainda não esteja habilitado para realizar essa ação, será necessário fazer a validação fácil pelo celular. Para isso você deve informar dados como: 

  • CEP da época que você fez a sua habilitação; 
  • Fazer a leitura do QR Code; 
  • Iniciar a Validação Facial, seguindo o passo a passo indicado pelo aplicativo; 
  • Para finalizar a validação, será solicitado o número do seu telefone.

Depois de seguir esses passos, a CNH digital estará disponível em seu smartphone. 

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando esses e outros assuntos relevantes em nosso blog.  

 

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.