Maus hábitos que podem prejudicar o desempenho do veículo

Maus hábitos que podem prejudicar o desempenho do veículo

6 julho 2021
Maus hábitos que podem prejudicar o desempenho do veículo

Com a rotina do dia a dia cada vez mais atribulada, nem sempre sobra tempo para dar a devida atenção ao veículo e, como consequência, com o passar do tempo o carro acaba apresentando diversos problemas e até mesmo tendo uma baixa em seu desempenho. 

Por isso, no artigo de hoje reunimos os maus hábitos mais comuns entre os motoristas e que podem ser prejudiciais para o veículo. E como solucionar esses problemas. Confira! 

   

Deixar o veículo sempre na reserva 

 

Você tem o hábito de deixar o veículo sempre na reserva? Fique atento! Pois você pode estar causando danos ao seu veículo e, muitas vezes, não sabe. 

Quando o veículo está circulando com o nível de combustível abaixo do indicado, ou seja, na reserva, a bomba de combustível (que é a peça elétrica que fica dentro do tanque, responsável por enviar o combustível para o motor), pode acabar aquecendo e sofrendo desgastes em seus componentes internos. 

Isso acontece pois uma das funções do combustível é o de refrigerar a bomba e, quando o nível de combustível está muito baixo, ele não será o suficiente para refrigerá-la. Com o passar do tempo, a bomba pode queimar e deixá-lo parado na estrada. 

Para evitar este tipo de problema, é importante ficar atento ao nível de combustível do veículo. E procurar manter o carro abastecido, com pelo menos ¼ do tanque, pois isso evita que a bomba do veículo trabalhe superaquecida. 

 

Não calibrar os pneus 

 

A calibragem é de fundamental importância para o bom desempenho do veículo e, proporciona maior aproveitamento dos sistemas de suspensão, de tração, transmissão, direção e frenagem. 

No entanto, se você tem o hábito de deixar de calibrar os pneus, ou calibrá-los de forma inadequada, pode causar danos extensos ao seu veículo. Segundo especialistas, alguns dos danos mais comuns são: 

  • Perda de aderência; 
  • Deterioração da parte interna dos pneus;
  • Instabilidade;
  • Aumento no consumo de combustível, entre outros. 

Dessa forma, para garantir que os pneus estejam calibrados de forma adequada é essencial fazer uma checagem semanal. E calibrar os pneus de acordo com as orientações dadas pelo fabricante do veículo. 

Em caso de dúvida, as informações a respeito da calibragem dos pneus costumam estar presentes no manual do veículo. 

 

Não trocar o óleo do veículo

 

A falta da troca de óleo do veículo, é mais um dos erros que comumente os proprietários de veículos acabam cometendo e que pode gerar um grande prejuízo financeiro. 

O óleo tem um papel importante para a lubrificação do motor e quando ele está presente há muito tempo no veículo, começa a “engrossar”, deixando de cumprir seu papel que é o de lubrificar os componentes internos. Com o tempo e a falta de lubrificação correta, pode ser necessário fazer a retífica do motor, que tem um custo bastante elevado. 

 

Deixar de fazer a revisão 

 

Você sabia que a falta de manutenção adequada no veículo está diretamente relacionada a um maior risco de acidentes? 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito, divulgada pelo Portal do Trânsito, aponta que a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil. 

Além do risco aumentado de acidentes, deixar de fazer a manutenção no veículo pode ocasionar outros problemas como risco de cometer infração. Afinal, veículos mal conservados podem causar riscos a outros veículos.

Por isso, para evitar esses e outros problemas, é importante manter a revisão do veículo sempre em dia. A fim de garantir o melhor estado de conservação das peças e componentes do seu veículo. 

 

Agende sua revisão na Ford Brasauto 

 

Na Brasauto, você conta com a ajuda dos Consultores Técnicos que verificam o seu carro, esclarecem quais serviços deverão ser feitos e prontamente providenciam um orçamento com valores e prazo de entrega do veículo.

A estrutura da oficina é completa e preparada para prestar serviços de qualidade, além de buscar sempre a agilidade que os nossos clientes precisam. Agende agora mesmo sua revisão de forma prática através do nosso site

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.