Conheça as principais diferenças entre direção mecânica, elétrica e hidráulica

Conheça as principais diferenças entre direção mecânica, elétrica e hidráulica

12 dezembro 2020
Conheça as principais diferenças entre direção mecânica, elétrica e hidráulica

Hoje em dia, quase todos os veículos que saem de fábrica ( 0 km),  possuem direção elétrica ou hidráulica. Este tipo de direção contribui diretamente com o cotidiano dos motoristas, Isso porque, não é necessário fazer tanto esforço na hora de realizar uma manobra com carro. 

No entanto, embora muitas pessoas já tenham ouvido falar a respeito dos diferentes tipos de direção, ainda é comum surgirem dúvidas a respeito desse assunto.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar quais as principais diferenças entre direção mecânica, elétrica e hidráulica.  Além disso, vamos mostrar onde você pode encontrar os melhores veículos do mercado. 

 

Direção mecânica

 

No sistema de direção mecânica, não existem recursos especiais. Este sistema é basicamente em uma barra de direção ligada no eixo de direção do carro, que permite que o motorista movimente as rodas do veículo.

Uma das principais características desse tipo de sistema, é que a direção se torna mais rígida, e durante as o motorista precisa fazer mais esforço físico. Embora esteja sendo cada vez menos utilizada, ainda é bastante comum encontrar veículos com esse tipo de sistema de direção. 

 

Direção hidráulica

 

Basicamente a direção hidráulica é composta pelo motor hidráulico, acoplado no motor por uma polia e correias. 

Quando o motor do carro está ligado, ele aciona constantemente essa polia da direção hidráulica e faz o fluido do sistema circular, com isso,  na hora de fazer a conversão para qualquer lado, esse motor hidráulico é acionado e por meio do fluido é possível reduzir a força empregada na direção. 

   Nesse sentido, o motorista passa a fazer menos esforço enquanto dirige e faz suas manobras, tornando a direção mais confortável. 

 

Direção elétrica

 

A direção elétrica é acionada diretamente por um pequeno motor elétrico, presente na barra de direção ou na coluna de direção do veículo. 

O sistema possui sensores que conseguem “detectar” os movimentos que o motorista está fazendo no volante. Eles, por sua vez, emitem sinais a um modo eletrônico acionando a unidade elétrica. 

Dessa forma, é possível reduzir  de maneira ainda mais significativa, o esforço que não precisa fazer enquanto está dirigindo.

 

Principais benefícios da direção elétrica e hidráulica 

 

Sem dúvidas, a direção mecânica e hidráulica oferecem muito mais praticidade e conforto na hora de dirigir, quando comparadas a direção mecânica: Acompanhe alguns deles 

 

Vantagens da direção hidráulica

 

Se você procura conforto na hora de dirigir, sem dúvidas, um carro com direção hidráulica vai fazer toda a diferença no seu cotidiano. Isso porque, este sistema oferece maior facilidade para os motoristas, pois permite a redução de até 80% do esforço na hora dirigir em relação à direção mecânica. 

 

Vantagens da direção elétrica 

 

Por outro lado, a direção elétrica além de promover um maior conforto no momento da direção, a direção elétrica é menos complexa que a direção hidráulica, pois não possui a bomba, óleo, reservatório de óleo e mangueiras, como no caso da direção. 

 

Outros pontos importantes, é que a direção elétrica quase não precisa de manutenção. Além disso, reduz o consumo de combustível, tendo em vista que este tipo de sistema não consome potência direta do motor.  

 

Encontre as melhores opções de veículos aqui na Ford Brasauto!

 

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, cada um dos sistemas de direção possui suas particularidades e benefícios.  

 

Nesse sentido,  para que você possa conhecer a melhor opção de sistema de direção e também o carro ideal para você, entre em contato com a nossa equipe e venha até uma de nossas unidades da Ford Brasauto conhecer de perto os melhores veículos  novos e seminovos do mercado. 

Deixe seu comentário