Conheça a importância da limpeza do radiador

Conheça a importância da limpeza do radiador

25 maio 2022
Conheça a importância da limpeza do radiador

A limpeza do radiador do seu carro é um dos procedimentos essenciais para manter seu bom funcionamento.

O radiador é o responsável por fazer o resfriamento do sistema do motor do veículo, estando presente nos mais diferentes modelos de carros. É por isso que a limpeza dele é algo tão importante.

E neste artigo trouxemos informações sobre sua importância, como é feita a limpeza e como saber quando o mesmo deve ser feito por um profissional. 

 

Por que deve ser feita a limpeza do radiador?

É o radiador o responsável por manter o motor resfriado, fazendo com que o mesmo fique na temperatura propícia para o funcionamento. Se ele estiver sujo, isso influencia no desempenho do mesmo, podendo fazer com o motor fique superaquecido.

Para que essa peça do carro desempenhe bem a sua função, garantindo o prolongamento da vida útil do motor, então é necessário que se faça a limpeza regularmente.

Quando não é feita a limpeza adequada do radiador, isso pode gerar ainda problemas em outras peças do carro. Ou seja, previne que você tenha custa com manutenção.

 

Fazer a limpeza do radiador é diferente de trocar a água

O mais comum é que os motoristas façam apenas a troca de água do radiador, mas a limpeza é algo diferente. O procedimento é mais complexo do que esse. E para que a mesmo seja realizado, é necessário o uso de produtos específicos.

 

Saiba identificar se está na hora de fazer essa limpeza

Com uma revisão preventiva é possível saber se é o momento certo de fazer essa limpeza. Contudo, especialistas indicam que a limpeza dessa peça seja realizada, no mínimo, a cada seis meses.

 

Quais produtos posso usar?

É possível fazer a limpeza do sistema de arrefecimento usando água e sabão, além de uma escova feita de nylon. 

Mas, caso queira, existem produtos específicos para isso, tais como os produtos à base de ácido orgânico, que ainda ajudam a eliminar ferrugens nessa peça, bem como resíduos que possam ter se acumulado.

 

Como fazer a limpeza correta? 

Primeiramente, desligue o carro e aguarde o motor esfriar, o que evitará acidentes. Comece limpando as aletas (ripas de metal) dessa peça (use água e sabão para isso) e uma escova macia. Aproveite para checar as mangueiras para ver se está tudo em ordem.

Depois disso, drene o fluído de refrigeração, encontrando a válvula de drenagem do seu carro e abrindo-a com auxílio de uma chave. Coloque um recipiente na parte de baixo do veículo para aparar esse fluído. Quando todo o fluído sair, feche-a.

Por fim, abra o roteador e ponha água até o limite. Ligue o veículo por alguns minutos. Em seguida o desligue e aguarde o moto esfriar. Abra a válvula do radiador para a água sair e repita esse procedimento. Faça isso até que a água saia limpa.

Depois disso você pode adicionar o fluído para o radiador e deixar o veículo ligado por cerca 10 a 15 minutos. Complete se o nível reduziu.

 

O que deve ser feito quando se contrata alguém para limpar o radiador?

Limpar o radiador do carro, fazendo algo mais completo, é um processo que não é simples. A limpeza do radiador é um processo que é feito bem somente por profissionais experientes.

Mas para encontrar uma boa oficina, é importante pesquisa bastante. Investigue as avaliações de outros clientes, o tempo de mercado dela, etc. 

 

Conte com uma equipe qualificada e experiente!

Na Brasauto Ford você deixa seu veículo com quem entende e possui ampla experiência na realização dos serviços. Limpeza de componentes, reposição do fluído do sistema de arrefecimento, revisão, manutenção e muito mais. Entre em contato e agende uma visita.

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.