Câmbio automático ou manual? Quais diferenças e como escolher?

Câmbio automático ou manual? Quais diferenças e como escolher?

6 abril 2021
Câmbio automático ou manual? Quais diferenças e como escolher?

Na hora de escolher um veículo, é muito comum que você fique atento aos principais detalhes dele, afinal são os detalhes que fazem toda a diferença no momento da direção na hora de dirigir, não é mesmo?

Mas o fato é que, embora tanto câmbio manual contra o câmbio automático sejam itens já bastante conhecido dos motoristas, muitas pessoas ainda tem dificuldade de entender qual a diferença entre eles e o que é melhor na hora de comprar o seu próprio veículo

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar quais as principais particularidades e diferenças entre os carros com câmbio automático e manual e como escolher a melhor opção. 

 

Qual a função do câmbio? 

 

No momento em que você está dirigindo existem situações em que é necessário alternar entre força e velocidade.

Quando você está levando uma carga mais pesada no veículo, precisa onde é uma grande subida, o terreno em inóspito, por exemplo, é fundamental que o carro desempenho maior força

Por outro lado, quando você está em uma rodovia ou numa rua plana, ou caso você queira chegar um pouco mais rápido para destino durante a direção, é necessário que o carro esteja a maior velocidade.

Nesse aspecto, o câmbio possui uma função importante que é encontrar um balanceamento ideal entre a força e a velocidade que seu veículo precisa exercer.

E as trocas de marcha são os meios pelo qual são feitas as transmissões entre força e velocidade, e essa mudança pode ser feita tanto de forma manual como automática, no decorrer do nosso conteúdo nós vamos ficar um pouco mais sobre cada uma dessas características.

 

Características do câmbio manual

 

A caixa de câmbio manual segue o padrão H, que foi desenvolvido em meados de 1900. No entanto, com o passar dos anos foi aprimorada para se tornar mais eficiente durante o momento da direção. Hoje em dia é muito comum esse sistema de câmbio presente nos carros populares.

O câmbio manual é um sistema  composto por engrenagens e uma alavanca que deve ser selecionada é acionada manualmente pelo motorista, no momento da transmissão.  

Na prática através dessas engrenagens que se torna possível fazer a troca de marcha como, por exemplo, na primeira a segunda e assim consecutivamente. Para isso, basta pisar na embreagem, para que haja a interrupção do de torque do motor e assim seja possível fazer a mudança da marcha.

 

Câmbio manual: Quais as especificações?

 

Por um lado, no câmbio manual é necessário que o condutor realize a seleção das marchas e o sistema de câmbio automático utiliza o  método diferente.

O sistema de câmbio automático realiza troca de marcha de  forma independente,  ou seja, ele detecta sozinho  a necessidade de força ou de velocidade do veículo,  e dessa  forma faz a alteração das marchas  automaticamente. 

Pela praticidade que o câmbio manual proporciona, hoje em dia grande parte dos veículos novos já possuem essa tecnologia de fábrica, o que garante maior comodidade e segurança na direção.

 

Quais as vantagens e desvantagens?

Assim como qualquer outro componente do veículo, o câmbio manual quanto o câmbio automático possui inúmeras vantagens e desvantagens, estamos a seguir algumas delas.

 

Câmbio manual: (Prós e contras)

Ele tem um custo de manutenção menor quando comparado ao câmbio automático, os veículos quando são comprados como esse sistema de canto costumam ser mais baratos. Além disso, o consumo de combustível   tende a ser menor quando comparado ao câmbio automático

Por outro lado, o câmbio manual tende a manutenção mais constante em função do desgaste natural que ocorre no a utilização do veículo

 

Câmbio automático: (Prós e contras)

Para quem dirige constantemente, sem dúvida, é uma das melhores opções, tendo em vista que o motorista não precisa ficar se preocupando em pisar na embreagem ou em usar a caixa de câmbio de acordo com a necessidade do veículo. Outro ponto positivo está relacionado à valorização do carro,  que é superior  quando comparado a carros com câmbio manual.

No entanto,  toda essa praticidade tem um custo.  os carros com câmbio automático costumam tem um valor  mais alto na hora da compra,  Como  mencionamos no tópico anterior aqui do artigo.

 

Como escolher a melhor opção? 

 

Na hora de comprar o seu carro é importante levar em conta fatores como, a frequência de utilização, quanto você tem para investir no veículo, e o que você busca neste veículo praticidade ou menor custo. 

Ao pensar a respeito dessas informações, você terá muito mais facilidade na hora de escolher que tipo de câmbio pretende ter no seu próximo carro. 

Para conferir mais informações, continue acompanhando os conteúdos que preparamos aqui em nosso blog.

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Recebe novidade e ofertas imperdíveis diretamente no seu email.