A importância do filtro de ar no motor do seu carro
A importância do filtro de ar no motor do seu carro
10 janeiro 2023
Um carro possui vários tipos de filtros, dentre eles estão o de óleo lubrificante do motor, de combustível, de ar-condicionado, de partículas do escapamento, e o que abordamos nesse artigo, o de ar do motor. A função de um filtro é sempre a mesma: reter as partículas sólidas evitando que danifiquem o desempenho do veículo, ou que prejudiquem a qualidade do ar inalado dentro dele. Conforme um filtro retém as partículas, vai saturando e perdendo sua eficiência. Portanto, preste atenção à recomendação do tempo de troca do Manual do Proprietário do seu carro, e faça também as revisões periódicas.
O que é um filtro de ar?
O filtro de ar tem a função de impedir a entrada de partículas sólidas, como poeira suspensa no ar, no sistema do motor durante a captação do oxigênio necessário para a combustão. Estima-se que um motor ligado sugue cerca de 3.500 litros de ar por minuto. Sem o filtro de ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo.
Portanto, o filtro de ar tem a função de preservar a vida útil do motor do seu carro. Além de evitar o acúmulo de sujeira no sistema de injeção, garante ainda a segurança e o melhor funcionamento do motor. Conforme o filtro de ar cumpre com sua função de reter as partículas com grande eficiência, vai aumentando a sua saturação, perdendo a capacidade de retenção e obstruindo a quantidade de oxigênio para o motor, o que também é prejudicial. As consequências deste problema são o aumento do consumo de combustível e o aumento da emissão de gases poluentes.
Com a menor entrada de oxigênio, o motor realiza uma mistura inadequada de ar combustível, adicionando maior quantidade de combustível na câmara de combustão, e fazendo com que a queima do combustível seja ineficiente, emitindo maior quantidade de gases com partículas sólidas. Além disso, se o filtro de ar não executar bem a sua função, permitirá a entrada das partículas de pó no motor, desgastando as peças móveis prematuramente, como pistões, anéis e cilindros, trazendo gastos elevados de manutenção.
Quando trocar o filtro de ar?
O filtro de ar do motor deve ser trocado quando estiver saturado de partículas sólidas, ou se preferir, impregnado de sujeira, pois neste momento o filtro retém pouca sujeira e envia menos quantidade de ar para o coletor do motor. Haverá perda de desempenho do motor, maior consumo do óleo lubrificante, maior consumo de combustível e maior poluição do meio ambiente.
A melhor forma de decidir o período de troca correto é seguir as orientações do Manual do Proprietário, elaborado pela montadora. O mais comum é a recomendação da troca do filtro de ar a cada 6 meses. Outra forma de troca é pela quilometragem, onde normalmente, em vias urbanas, é realizada a cada 10 mil quilômetros, e em vias rurais, onde existem estradas de terra e o ambiente de contaminação por pó é muito mais agressivo, reduz-se pela metade, a cada 5 mil quilômetros rodados pelo veículo. Contudo, é bom lembrar que isto varia de carro para carro, de acordo com o uso e outras variáveis.
Como verificar o estado do filtro de ar?
Você pode verificar se seu filtro de ar está desgastado. Retire o filtro do carro e coloque-o contra a luz e verifique se há danos visíveis. Se a condição visual de desgaste e de contaminação estiver aceitável, não há exigência de troca abaixo do período recomendado.
Visualmente é possível verificar a área de captação de sujeira, quando está preta e nitidamente saturada, é sinal de que fluxo de ar do motor está sendo obstruído. Com estes cuidados, você conseguirá garantir a durabilidade do seu veículo e mais segurança na estrada.
Conteúdo bem explicado e interessante, agora fiquei ciente da importância que tem o filtro de ar para o motor do veículo.